Dicas Para Reduzir o Consumo de Combustível do Seu Carro

gasgaugeempty.jpgUltimamente você anda competindo com seu carro pra ver quem bebe mais? Anda achando que o tanque de combustível está furado, ou a culpa é do aquecimento global pela gasosa evaporar do seu carro?

Chega de dúvidas amigão, achei essas belas dicas no Vrum que vão te ajudar a identificar onde você anda pisando na bola, e claro, essas dicas vão te mostrar como você pode economizar no consumo do seu automóvel, afinal não tá fácil encher o tanque nos dias de hoje, por isso é importate ficar por dentro dos detalhes para que você possa tirar proveito ao máximo dessas lições e economizar uns trocados no bolso. Então vamos lá:

Ar-condicionado

Embora seja um fator de segurança nas grandes cidades, pois permite que o motorista rode com vidro fechado, o ar-condicionado deve ser usado com moderação, se o objetivo for reduzir os gastos com combustível. O equipamento aumenta o consumo de 0,5% a 2%.

Calibragem

Segundo o engenheiro da Michelin Renato Silva, rodar com pneus com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%, devido à maior resistência à rodagem. “Pode parecer pouco, mas, se o motorista fizer as contas, após rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo”, exemplifica.

Alinhamento

O aumento da resistência à rodagem dos pneus, por causa de suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros, quando passar por alguma cratera ou viajar por estrada esburacada.

Manutenção

Segundo Edison Parro, a manutenção é essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance do veículo. O motorista deve respeitar as recomendações constantes no manual do proprietário. “Muitos se esquecem de trocar o filtro de ar, por exemplo. Mas o que eles provavelmente não sabem é que filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em até 10%”, alerta o presidente da AEA.

Carga inútil

Rodar com peso morto (pneus velhos, ferramentas não utilizadas, peças que foram trocadas, cadeiras de praia etc.) também contribui para aumentar o consumo.

Marcha econômica

Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve trocar entre as rotações de torque máximo e potência máxima; não esticar demasiadamente as marchas; não usar marchas ‘fortes’, em trechos em que as mais ‘leves’ seriam mais indicadas; não usar ponto morto na descida (com a injeção, isso não economiza combustível e ainda desgasta os freios); e não acelerar nos intervalos de mudança das marchas.

Não esquente

Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.

Não acelere

Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação (de combustível no óleo), a poluição e o desgaste do motor. Não acelere, ao desligar o motor, isso também contamina o óleo.

Espero que tenha ajudado. Até a próxima!

33 thoughts on “Dicas Para Reduzir o Consumo de Combustível do Seu Carro

  1. Ixiiiii, nossa! Se eu for alinhar rodas todas as vezes que passar por uma cratera ou estrada esburacada, tô enrolado nesse meu grandioso Estado de São Paulo, sim, caros amigos de outras UFs, diferente da propaganda que se faz por aí pista boa é só as privatizadas (a peso de ouro)… saiu pra uma vicinal vc tá fudido! É buraco, cratera, cannyon…

  2. Tem gente que anda chieo de tralha que não usa no carro, lembre-se que nenhum corpo sai da inercia se não houver energia para movimenta-lo. Andar cheio de bugiganga no porta malas é jogar dinheiro fora.

  3. Se voce é pe de chumbo o texto não afirma, hehe

    mas de qualquer forma, é interesante ver alguns detalhes que pouca gente faz, mas paga o preço pelo descuido/ignorancia

    toda sexta feira eu encho o tanque, aproveitando pra olhar o estado geral do motor e pneus, isso enquanto ele esta “frio”, antes de ir pra faculdade

    manutenção preventiva reduz o consumo do carro alem de aumentar a vida util e ser mais barata que a corretiva. Meu pai enrrolou pra trocar as pastilhas do 206 dele, o que causou dano nas pinças e disco… resultado, TEVE que trocar as pastilhas mas trocou todo o conjunto… dinheiro pro saco…

  4. Comentando da “marcha economica”:
    Carros com injeção eletronica detectam quando o motor esta funcionando sem precisar de combustivel (por exemplo uma descida) e CORTA o suprimento de combustivel ja que nao precisa dele

    Quando vc poe em ponto morto, vc obriga a injeção a enviar combustivel para manter o motor em marcha lenta, gastando combustivel e os freios

    entao quem acha que ta economizando pondo em ponto morto a 1k do farol ou em uma descida, ta gastando mais combustivel…

  5. nao concordo com a dica n”Não esquente

    Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.”….

    vc pode gastar um pocuo a mais de combustivel sim , mas em compessação aumenta a vida util do motor em 50%, qdo o maior crime em uma maquina e coloca-la sobre esforços fora da temp de trabalho adequada.

    Isso é mentira.

  6. A gente sempre deve tomar muito cuidado ao postar coisas que a gente não tem plena certeza do que está
    dizendo pois pode influenciar errado aos que lêem sem levar em consideração que nem tudo o que se lê é verdade.

    No caso da dica:
    “Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair”, por exemplo, todos sabem que se um motor for ligado e já começar a rodar sem já estar devidamente lubrificado (com o motor desligado TODO o óleo desce para o cárter) ele estará sendo danificado e logo começará a “bater pino”, “queimar óleo”, perder compressão e etc.
    O correto é esperar o motor pelo menos chegar perto da temperatura normal para começar a andar, afinal, ninguém vai ficar pobre porque ficou 5 minutos a mais com o carro em “ponto morto”, mas ter que fazer um motor muito antes do fim da vida útil por pura “pão-durice” pode custar muito mais caro…

  7. Obrigado pela dica Diógenes, porém cabe a cada um julgar oq é válido, não estou influenciando ninguém a seguir esses pontos colocados. Cada um tem que a analisar o carro que tem e a partir daí ver o que é necessário ou não fazer. Estes dados que passei são apenas ‘estatísticas técnicas’.

    Abraço!

  8. Por isso, na questão de aquecer o motor, sempre sigo a dica de meu velho Pai. “Filho, principalmene quando o motor fica um longo periodo desligado (noite por exemplo), você no momento que for sair deve deixar pelo menos uns 3 minutos em ponto morto. Pois é o suficiente para que o motor se lubrifique e pegue uma temperatura minima para trabalhar de forma mais equilibrada, e isso vale pra os carros que tem injeção eletrônica também, total flex e etc…..”

  9. Olá, praticamente tudo o que li aqui é correto, quando as montadoras dizem para “ligar e sair” está correto, quando os nossos pais dizem “esperem 3 minutos” também estão certos.

    Ocorre que o motor desligado , o óleo desce para o cárter, e ao ligarmos o carro o óleo ainda não atingiu a temperatura ideal, mais uma vez está correto. Porém não há necessidade de esperar os tais 3 minutos,

    O melhor a se fazer é o seguinte, ligar e sair, mas evitar de acelerar o carro forte nos primeiros momentos, aguarde até que a temperatura se eleve alcançando o ponto ideal de trabalho. Fazendo assim você garante que não está maltratando o carro nem desobedecendo a recomendação da montadora. Nos manuais dos carros com injeção , vocês vão encontrar a informação dizendo ligar e sair. Eu não sigo recomendações que não me sejam explicadas, só porque meu pai ou meu avô faziam assim ou assado…. O ideal é procurar os “porquês” e daí formar a própria opinião.

  10. Bem, gostaria de saber quando é a hora certa d passar a marcha sem olhar para o conta giro, só de ouvido, e se é certo andar com o carro na quinta marcha a 50 km/h

  11. Pingback: Marcha Econômica - “ponto morto” consome + ou - ? » OOW - Out Of Work

  12. bom gente, eu não sou cientista, nem estudante de quimica nem combustíveis, sou apenas uma vitima do Sr Mario sergio solera que veio a feira de santana com essa balela de carro movido a agua e economia de combustível e eu acabei caindo. ele é um mentiroso tão convicto q até pra ele as coisas parecem verdade. pergunte a ele onde astá a cherokee dele movida a agua? ta aki no meu centro automotivo empenhada, eu desmontei o motor dela e não tem nada de diferente… peças de titanio, ou coisas do tipo como ele afirma. ele não é o cara q apareceu no fantastico a anos atras com o carro movido a agua. o carro está aki e ele saiu da bahia fugido por ter dado golpes em varias cidades como v. da conquista, juazeiro, feira de santana, capim grosso. nessa ultima fez o cara tomar dinheiro com agiota e empenhar a casa, aí vcs já devem saber o resultado né…ele coloca várias mangueiras com eletrodos falsos pra forjar a quebra de moleculas da agua usando a corrente q vem do distribuidor… e a cherokke tava de tanque cheio…. de gasolina é claro. tenho toda a engenhoca dele aki separada no deposito do meu centro automotivo. quero apenas deixar outras pesoas cientes do ladrão q ele é, até ontem eram 23 processos por estelionado e prisão preventiva decretada. não quero q vcs caiam na estoria q eu caí. eu não vou ficar frequentando esse forum, mas se quiserem contato eis aki: 75 9161-5751, 75 3225-6826, msn: juba_fsa@hotmail.com. ele é tão sético q mesmo vendo isso ele vai dizer q sou algum do governo querendo prejudicá-lo ou um concorrente frustrado… ele fez isso comigo, mas graças a Deus eu tive pernas pra me manter de pé e estou recomeçando as poucos.

  13. Tenho civic 99 sedan lx 1.6 16v. Todos os amigos que possuem o mesmo conseguem rendimento de 12km/l com ar, porém só consigo fazer 9,8 ou 10km/l. Já troquei filtro de ar e de combustível, velas, calibrei as válvulas e troquei a sonda lâmbda, não é tunado nem mexido, o que esta ocorrendo? Fernando.

  14. Quanta merda escrita junta, é fundamental esperar o carro aquecer e ainda por cima se for carburado, o peso de ferramentas não vai influenciar no consumo, se tal peso for significante, trate de fazer um regime hehehehe.
    Etc… etc…

  15. tenho um palio mpi e faço tudo oque foi recomendado e abasteço somente com combustivel de qualidade, porem o danado nao faz mais do q 11km/l.

  16. Farol gasta gasolina? sim acho que o farol gasta bateria, e a bateria e carregada pelo alternador que ao ligar o farol fica mais pesado!

  17. Vania, farol aceso não gasta gasolina, mas se ficar acesa mto tempo com o carro desligado vc pode acabar sem bateria ;-)

  18. Olá pessoal
    Reduzir consumo de comb são um conjunto de itens e ações!
    Geometria do veiculo deve ser feita regularmente,permite o carro rodas sem muito esforço do motor(reduz o atrito no solo),reduz o desgaste dos pneus.Manter calibrados os pneus.
    Verifique e substitia as velas (principalmente se for flex)velas desgastadas influencia diretamente no consumo.
    Procure andar com o veiculo sempre engrenado,em decidas a injeçao executa uma tarefa chamade de cut off(desligando os bicos injetores),mas tenque estar engrenado.
    Combustivel de qualidade tambem ajuda
    Na discuçao sobre aquecer ou nao o motor, digo que apartir do momento que a luz de pressao do oleo se apaga pode sair normalmente nao pressisa aquecer,porem no momento da partida nao devemos manter o pe na embreagem assim evitamos desgastes prematuros na bronzina central onde existe o encosto da folga radial do virabrequim.Apos apaga a luz de pressao nao ha probema em debriar

  19. tenho um voyage ano 88 com motor 1.8 a alcool com um carburador tldz weber
    esse carro ta fazendo 4 km por litro o que eu acho um absurdo
    mandei recondicionar o carburador mas náo adiantou
    gostaria que alguem pudesse me ajudar a resolver esse problema

  20. Praticamente todos os carros ataulizados estão preparados para a “partida a frio”. Esquentar o mesmo para depois sair era nosso jeitinho para “equilibrar” o carburador e a marcha lenta do motor, além de fazer o óleo subir do carter, mas os carros se autoaceleravam na partida mesmo sem o´pé aciona-lo. ACELERE (O MÍNIMO) E SAIA TRANQUILO, SE ALGUÉM DISSER QUE ISSO PREJUDICA SEU CARRO diga para ele trocar de modelo, de ano, de auto-escola, etc

  21. Nao concordo que andar em ponto morto nao economiza combustivel, economiza sim , já fiz o teste varias vezes , economiza e muito,.

  22. Olá, estou tentando melhorar o consumo do meu Santana 2003 2.0 Mi, atualmente el xega sempre no 5 km/L axo muito pouco, apesar de saber q por ser um carro pesado e tal ele possa gastar um pouco mais! Fiz esses testes para ver si muda alguma coisa, mais não mudou nada =/ O carro tem 77.000 km Rodado, Algueim tem alguma dica pra melhorar??? Ja passei pelo aparelho e acusou a sonda com sinal freaco! fui conferir e tinha um fio quebrado, achei que tinha axado o problema, resolvi ele e nada mudou =/ fikei desanimado e estou tentando melhorar isso Espero q algueim possa me ajudar Apesar de td é um motor AP e acredito que não seja tão complicado de mexer.. Agradeço desde ja.. Abraços

  23. O motor se esquenta tão rapido q basta vc liga-lo e contar até 30 para o interior do motor ficar fervendo, se não acredita coloque a mão lá e outra
    coisa o motor quando não esta em combustão não faz barulho quando eu estou na decida com o carro engrenado o motor chega berrar de tanta explosão de gasola portanto até agora nunca via carro de inj eletronica cortar o combustivel, o governo do brasil nunca vai permitir q o brasileiro deixe de pagar o alto imposto da gasolina. Então carro é feito para beber mesmo ordens do governo.

  24. Concordo com Rafael (comentário n° 6) o carro precisa sim ser esquentado para o oleo subir, se os pistão trabalhar seco vai estourar eles.
    Essa informação esta errada de “Não esquentar”.

  25. É tanta merda escrita junta, tanta asneira que deixa quem não tem conhecimento em dúvidas.Já que tem tanta merda escrita não vou ter medo de escrever mais alguma. qualquer um que conhece um motor automotivo sabe de uma peça denominada “bomba de óleo” sua função é bombear óleo para a lubrificação do motor, e nos primeiros giros do motor ele já está lubrificado, portanto não é necessário que o motor fique ligado”3 minutos” para fazer a lubrificação, e quanto a temperatura ideal aplica-se somente a veículos de carga ou com motor a diesel, que necessitam de utilizar-se de uma potencia maior. Banguela economiza combustível somente em automóveis carburados. Tudo que exige mais esforço do motor (ar-condicionado, pneus descalibrados, suspensão e direção desalinhadas, carga inútil, “pé-de-chumbo” e motorista barbeiro) gasta mais combustível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>