CG 150 Titan CBS 2015 terá sistema de freios CBS

Conforme anúncio da Honda nessa segunda-feira (04/08), essa é a primeira motocicleta de baixa cilindrada do mundo a contar com o sistema de freios CBS. Mas pessoal do Garagem 83, o que é esse sistema de freios CBS (Combined Braking System)? Qual a diferença pro ABS?

Vou explicar queridos leitores.

Esse sistema CBS nada mais é que uma distribuição da frenagem entre os eixos traseiros e dianteiros, e vice-versa. Ou seja, se você acionar o freio traseiro, automaticamente o dianteiro também será acionado, distribuindo assim a força de todo conjunto. Simples não? E apenas para não deixar a segunda pergunta sem resposta, o ABS, já bem conhecido nosso, é o sistema que não permite que a roda trave em uma freada brusca, mantendo assim sua rotação e evitando que o motorista perca o controle.

Honda CG Titan CBS 2015

“O lançamento faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões ambientais”, disse a Honda, através de uma nota.

Ainda sobre o sistema CBS, a distância percorrida em uma frenagem pode ser reduzida em 20% em comparação a um sistema de freio comum. Um valor bem considerável em uma emergência no trânsito.

Apenas as versão ESD e EX receberão esse sistema, custando respectivamente R$ 7.680 e R$ 8 mil.

Via G1 Carros

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *